#008 Primeiro Pastor Metodista Livre Brasileiro

Jose EmerencianoPastor José Emilio Emerenciano

Nasceu na cidade de Macau no Rio Grande do Norte em 18 Fev 1902. Sua família era Católica, e o próprio José Emerenciano planejava cursar Seminário Católico quando tinha 15 anos de idade, só não concretizado pois precisava trabalhar auxiliando o seu pai. Mas no ano de 1921, aos 19 anos idade ele se converte ao evangelho; conversão esta que resultou em seu pai o expulsar de sua casa.

Trabalhou para se sustentar, e também para estudar no seminário, inicialmente em Recife. No ano de 1929, conhece o bispo Juji Nakada da Igreja Holiness, que o convida para evangelizar os japoneses. Enquanto muitos imigrantes vinham tentar construir a vida no Brasil, lá seguia José Emerenciano para estudar a lingua  e a cultura japonesa e complementar os seus estudos no Seminário Evangélico no Japão.

Em 1931, estava ele de volta. As suas marcas logo aparecem. Um nordestino de cabeça chata, pregando na Praça do Patriarca, mas em japones. Lá estava ele no seu culto ao ar livre.

Esteve atuando como pastor na igreja irmã – Igreja Evangélica Holiness por 11 anos, quando se transferiu para a Igreja Metodista Livre.

O seu ministério na nossa denominação era de compartilhamento com os pioneiros pastores vindo do Japão Nishizumi, Hayashi, Ono e Shimizu.

Ele era o brasileiro nato que entendia os sentimentos e cultura japonesa, e também era o brasileiro que pregava no seu próprio meio da cultura.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s